Pular para o conteúdo principal

Salvador é suja por causa dos seus moradores

Todos nós já vimos, em algum lugar o slogan " cidade limpa não é aquela que mais se limpa, mas a que menos se suja", ou a sua variação "cidade limpa não é aquela que mais se varre, mas a que menos se suja". Quem criou essa frase, não sei. Mas ela tem sido repetida até em parachoque de caminhões, sem muito efeito na vida de muita gente que acha que  responsabilidade de manter uma cidade limpa é apenas da prefeitura.

Cresci em uma cidade no interior da Bahia - Paulo Afonso - onde as donas de casa tinha o costume de varrer diariamente a calçada. Alguma varriam no início da manhã e no entardecer. Era comum ver as mulheres varrendo defronte das suas casas com suas vassouras de palha e recolhendo o lixo. Era um orgulho ver sua casa e a extensão dela limpas. Os lixeiros - como eram chamadas as pessoas que recolhiam o lixo - se limitavam a coletar o que as mulheres juntavam em caixas, sacos de papel ou cestos.

Depois de 11 anos em Salvador conseguimos comprar uma casa em uma área considerada nobre na cidade, Piatã/Plakaford, com 90% de casas e pouquíssimos prédios.  As residências se dividem em grupo de condomínios e as casas fora de condomínio.A minha é uma dessas. As pessoas que moram ali não são ricas. Fizeram sacrifício, como eu, para realizar um sonho. Entretanto, muitos contribuem para tornar esse sonho em algo feio, jogando lixo, entulhos e podas de árvores defronte a terrenos baldios ( que estão murados, mas não tem calçadas).

A rua Dias Gomes, que começa logo atrás do Habib's e finaliza com a Humberto Machado, é a preferida pelos que adoram sujar. Nela, a Limpurb vem, recolhe o lixo e, no mesmo dia, em muitas vezes logo depois, já tem mais lixo. Nem mesmo a placa da Limpurb é respeitada. Confiram nas fotos.

Rua Dias Gomes (próximo à Humberto Machado) em 28/03/11, 9h19.
Até móveis desta vez foram descartados na rua.

Rua Dias Gomes (próximo à Humberto Machado) em 28/03/11, 9h19
 
Rua Dias Gomes (próximo ao Habib's), em 28/03/11 - 9h20.
O prédio amarelo é um hotel, que arca com prejuízos por causa do lixo.

Rua Dias Gomes (vendo rua Humberto Machado ao fundo), em 14/04/11, 7h49.
Mais de 15 dias desde a primeira foto e o lixo se avoluma na rua. 


Rua Dias Gomes (próximo ao Habib's), em 14/04/11 - 8h01

Rua Dias Gomes (vendo rua Humberto Machado ao fundo), em 19/04/11, 8h40.
A Limpurb recolheu 99% do lixo na tarde anterior. 

Rua Dias Gomes (vendo rua Humberto Machado ao fundo), em 20/04/11, 7h49.
Podas de árvores começam a se acumular desde o dia anterior. 

A Prefeitura já colocou um fiscal no ano passado. As áreas ficaram limpas no período da fiscalização. Mas foi retirar o fiscal e tudo voltou. Também, fiscal sem poder de multar é igual a nada. O tempo agora não é mais de educação; é de multa. Só pesando no bolso para alguns mudarem o comportamento.

Comentários

  1. Realmente uma lástima ver tudo isso e não poder EXIGIR uma atitude imediata da prefeitura! Não entendo pq estes porquinhos acham que toda ladeira é depósito de lixo. Ao invés de ler "NÃO JOGUE LIXO NA PRAIA" ou em qq outro lugar, eles lêem algo completamente oposto, como: "joguem, suguem bem essa linda praia, pois amanhã nadaremos num lindo esgoto". Será que estes PORCOS também falam outra língua?! Só pode, né?! Alías, essas atitudes SEM NOÇÃO é por certo as que mais vemos nestes últimos tempos. FALA SÉRIO, QUEM QUER VIVER ASSIM?!!! Porco, caia fora! QUERO MINHA CIDADE LIMPA, PÔ!

    ResponderExcluir
  2. Geo, parece que tem muita gente adorando viver assim. Senão, não fariam o que fazem. Acho que estamos em crise de educação, e não apenas educação formal, mas educação de berço.

    ResponderExcluir
  3. É Vanda...se serve de consolo, aqui em SP é um verdadeiro inferno...até geladeiras são abandonadas e depois o povo reclama das enchentes culpando a prefeitura...
    Vejo pessoas desrespeitando a natureza e outros moradores todos os dias.
    Ás vezes acho que o caminho é o radicalismo e deixar que locais com lixo sejam abandonados...talvez assim as pessoas valorizem um local limpo.

    Bjs,

    Duh

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere